O que é Esgrima

image

O QUE É ESGRIMA?

"A esgrima é a arte de atacar ou defender-se usando uma espada, um florete ou um sabre"

Originando-se de uma atividade bélica, a Esgrima é dos esportes olímpicos mais antigos do mundo, presente nas Olimpíadas desde a sua primeira edição, em 1896 em Atenas na Grécia. O objetivo deste esporte é marcar pontos utilizando uma espada, um florete ou um sabre para tocar o alvo válido do corpo do adversário.

Cada arma (Espada, florete ou sabre) possue regras, formas de tocar e alvos válidos diferentes. A espada e o florete, que medem 1,10 m, podem ser usados no combate somente para atingir o adversário com a parte da ponta (estocada). No florete, o esgrimista ganha pontos, quando toca a região do tronco do adversário. Já na espada, qualquer parte do corpo do adversário pode ser atingida. O sabre (com até 1,05 metro) pode ser usado para atingir, com a ponta ou lateral da lâmina, a região do tronco, braços e cabeça do adversário. Cada vez que um esgrimista toca o alvo válido do adversário é marcado o ponto eletronicamente, através de sensores.


Uma combate de esgrima tem a duração de três minutos na primeira fase ou 9 minutos (3 tempos de 3 minutos) em fases eliminatórias. Ganha o combate, o esgrimista que somar 5 pontos em combates de primeira fase ou 15 pontos em combates eliminatórios. A duração e o número de pontos de cada combate, variam de acordo com as categorias de esgrima.


E nessas disputas, para garantir a segurança, os esgrimistas usam roupas especiais para o combate, com o propósito de evitar ferimentos. Máscara metálica, luvas e colete protetor são equipamentos obrigatórios para os homens. Além destes equipamentos, as mulheres usam também protetores para os seios.

Fale conosco

Dúvida, curiosidade, agendamento, reclamação ou sugestão... entre em contato conosco, ou nos envie uma mensagem que lhe retornaremos o mais breve possível.

Nos mande uma mensagem!