Vantagens

image

VANTAGENS DA ESGRIMA

A esgrima é uma parte da história da Idade Média, por centenas de anos, guerreiros, cavaleiros e mercenários usaram as espadas em combate.
Porém a esgrima moderna é diferente e nada violenta, já que é um esporte de habilidade, inteligência e controle emocional, praticada em clubes em todo o mundo.
Os benefícios da esgrima para saúde são grandiosos. A prática da esgrima ajuda no tratamento e no combate de várias doenças do corpo.
A esgrima também desenvolve agilidade e flexibilidade e provavelmente é muito parecido com muitas das artes marciais em termos de aprimoramento de habilidades. De fato, estudar esgrima tem muitos benefícios, tanto para o corpo como para a mente.
Conheça algumas das vantagens que esse esporte pode trazer para você.
Aumento da acuidade visual

Com os movimentos rápidos e os reflexos necessários para a esgrima, pode-se aprimorar a acuidade visual, ou seja, a capacidade de perceber, detectar ou identificar objetos, em iluminação baixa ou adequada.

Desenvolvimento do raciocínio e de reflexos rápidos

Por se tratar de um esporte rápido, a esgrima desenvolve em seu praticante a capacidade de analisar e resolver situações em poucos segundos, tendo que identificar golpes dos adversários, analisá-los e escolher a melhor opção para defesa e/ou contra-ataque em menos de 1 segundo.

Queima de Calorias

Por ser um esporte, a esgrima tem os benefícios que as atividades físicas costumam trazer, como corpo atlético, melhoria da coordenação motora, equilíbrio, força, flexibilidade, resistência muscular e cardiorrespiratória, e, claro, ajuda a perder calorias. São até 500 por aula!

Um Esporte Para Todas as Idades

É sempre tempo de começar: pode ser praticada por pessoas de todas as idades, pois são ensinadas as técnicas e precisão dos movimentos onde muitas vezes, a experiência de vida sobressai à força física.

Excelente para Crianças

A esgrima é um esporte estimula o reflexo, proporcionando agilidade em movimentos e decisões, aumenta a capacidade de concentração, coordenação e equilíbrio, incentiva o aumento da auto-estima da criança, além de ser um excelente exercício, contribuindo para o crescimento saudável da criança, tanto física como intelectualmente. Uma excelente ferramenta para desenvolvido de crianças, auxiliando na fase escolar.

Aumento de flexibilidade

A esgrima é um esporte de agilidade. Exige muito do corpo a cada vez que o participante tenta golpear o seu oponente e a cada movimento para desviar dos avanços do adversário. Por isso, esse esporte pode melhorar a flexibilidade de em suas coxas, quadris e glúteos, bem como a parte superior das costas, parte inferior das costas e ombros. Mas lembre sempre de alongar bastante as pernas os braços, tanto o que segura a espada quanto o outro.

Mais força nas pernas e resistência

Este tipo de combate será composto de muitas investidas e recuperações, para a frente e para a trás ou em posição de guarda. Estes movimentos irão aumentar a força nas pernas e resistência. Tal como acontece com os benefícios de flexibilidade, você tenderá a usar mais uma perna do que a outra. Por isso, é importante realizar também alguns exercícios de fortalecimento para a outra perna.

Aptidão anaeróbia

A esgrima é um esporte explosivo. Nele, os períodos de atividade de alta intensidade são intercalados por períodos de recuperação. Por isso, pode desenvolver a sua capacidade de realizar atividades independente do seu consumo de oxigênio. Com sua aptidão anaeróbia melhor, você vai conseguir realizar uma atividade por mais tempo antes de ácido lático se acumule nos músculos. O ácido láctico provoca a sensação de queimação que você experimenta quando trabalha em condições anaeróbias. Com o treinamento, o seu corpo produz menos ácido lático e também é capaz de limpar o ácido láctico mais rapidamente após o fim da atividade.

Aptidão aeróbica

Apesar da esgrima ser um esporte predominantemente anaeróbico, seu coração e os pulmões vão obter um bom treino também, especialmente nos períodos entre as explosões de movimentos. A forma física aeróbica descreve a capacidade do seu corpo para recolher, transportar e usar o oxigênio, e está ligada à saúde cardiorrespiratória.

Coordenação

Ao contrário dos esportes cíclicos, como corrida e ciclismo, a esgrima requer que você consiga movimentar o seu corpo em uma infinidade de maneiras. Os braços e pernas precisam trabalhar em conjunto e de forma harmoniosa durante o ataque, defesa e contra ataque. Ter uma boa coordenação fará com que seus movimentos fiquem mais suaves.

Fale conosco

Dúvida, curiosidade, agendamento, reclamação ou sugestão... entre em contato conosco, ou nos envie uma mensagem que lhe retornaremos o mais breve possível.

Nos mande uma mensagem!